TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA
IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ
Moçambique registou, no ano passado, 832 milhões de dólares americanos do Investimento Directo Estrangeiro (IDE), sobretudo dos países europeus, colocando o país no grupo de principais receptores, depois da África do Sul e Angola.
De acordo com os dados do Banco de Moçambique (BdM), em 2022, o volume de comércio internacional (exportação e importação) entre Moçambique e a União Europeia (UE) atingiu 2,9 biliões de dólares.
Enquanto isso, o sector privado nacional defende o aprimoramento da implementação de reformas de cooperação, no quadro do Acordo de Parceria Económica vigente entre a UE e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), de forma a dinamizar a economia.
O posicionamento dos empresários foi manifestado, recentemente, em Maputo, durante o Fórum de Investimentos Global Gateway Moçambique-UE, no qual foram discutidas várias matérias sobre investimentos e ambiente de negócios.
Durante o evento, o sector privado avaliou as inúmeras oportunidades de investimento que o país pretende oferecer, no âmbito da transição energética, nas áreas de agricultura e agro-negócio, indústria, transporte e logística, conectividade digital, economia azul, turismo, entre outras. Leia mais…