Início » Candidatos preparam-se para a corrida eleitoral

Candidatos preparam-se para a corrida eleitoral

Por admin

Candidatos às eleições autárquicas, a terem lugar nos 53 municípios do país, estão conscientes de que o escrutínio de 20 de Novembro próximo será competitivo e preparam-se ao pleito, 

ultimando a elaboração de manifestos eleitorais.

Seis organizações da sociedade civil e treze partidos políticos estão inscritos e preparam-se para a corrida de Novembro próximo. Trata-se do MDM, PAHUMO, Frelimo, Partido Trabalhista (PT), PIMO, PARENA, PANAMO, VERDES, PPLM, PDD, ALIMO, PEC-MT, MPD e grupos de cidadãos ASSEMONA, JPC, ASTROGAZA, ANATURNA, SINFOTÈCNICA e UIUIPI-Pemba.

No que diz respeito aos partidos políticos, apenas dois é que manifestaram interesse de concorrer em todas as 53 autarquias do país, nomeadamente, Frelimo e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) que já têm identificados os respectivos candidatos faltando o encaminhamento das respectivas candidaturas à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

OS CANDIDATOS PROPOSTOS

Na cidade de Maputo, onde estão inscritos 614 671 eleitores com 64 mandatos, a Frelimo mantém o actual edil, David Simango, que se candidata à sua própria sucessão.

No município da capital, o MDM aposta no estreante Venâncio Mondlane, onde ressalta, também, a candidatura independente de Ismael Mussá.

Na segunda maior cidade do país, Beira (capital provincial de Sofala), com 205 802 eleitores inscritos e 44 assentos, a Frelimo aposta na candidatura de Jaime Neto que terá pela frente o actual edil Davis Simango do MDM.

No Município da Matola, com um total de 386 579 eleitores inscritos (correspondentes a 53 mandatos) a Frelimo concorre com Calisto Cossa. O MDM aposta na candidatura de Silvério Ronguane, enquanto o Partido Ecologista tem como concorrente João Massango.

Na autarquia da Namaacha, onde estão registados 8 444 eleitores (com 13 assentos), a Frelimo mantém o actual edil, Jorge Tinga que irá “medir forças” com Gabriel Matola do MDM.

Para o município da Manhiça (com 31 533 eleitores e 21 mandatos), a Frelimo optou por Luís Munguambe e o MDM tem como candidato Ananias Manhiça. No novo município de Boane a Frelimo concorre com Jacinto Loureiro e o MDM com Justino Matola.

Na vila autárquica de Gorongosa (com um total de 14 249 eleitores, 13 mandatos), a Frelimo tem como candidato o actual edil Moureze Causand que vai ter a oposição de Daniel Missasse do MDM.

Em Tete, onde estão inscritos 106 713 eleitores (o correspondente a 39 mandatos), a Frelimo tem como candidato Celestino Checanhanza que tem pela frente Ricardo Alberto, do MDM.

Na cidade de Quelimane com 105 887 eleitores, a Frelimo concorre com Abel Henriques, que tem pela frente o actual presidente do Conselho Municipal, Manuel Araújo, do MDM.

No município de Nampula (com um total de 225 152 eleitores registados, o correspondente a 45 assentos), a candidato do MDM Mahamudo Amurane que vai enfrentar Absalão Absalão Sueia do partido Frelimo.

Na cidade portuária de Nacala, com 90 699 eleitores inscritos, o correspondente a 39 mandatos, a Frelimo aposta em Rui Chony que terá como opositor, Fátima Anifa do MDM.

Outros concorrentes devidamente inscritos optaram por alguns municípios, alegadamente para não dispersar as “munições”, sobretudo os fundos que têm programado para fazer face às despesas eleitorais.

O período de apresentação de candidaturas para estas eleições arrancou a 7 de Agosto último e vai até ao dia 6 de Setembro, período no qual os partidos políticos, suas coligações e grupos de cidadãos devidamente inscritos devem apresentar à CNE os processos das suas pretensões.

Você pode também gostar de: