TEXTO DE LUÍSA JORGE
LUÍSA.JORGE@SNOTICIAS.CO.MZ
“Para a nossa população, o antibiótico é o medicamento que trata tudo. É preciso tirar este conceito da mente das pessoas. Isto é um problema cultural que já afecta a nossa saúde pública, aponta Tomás Zimba, médico infectologista e investigador da área.
Para este médico, até recentemente, a resistência aos antibióticos e a outros fármacos antimicrobianos era assunto esquecido na nossa realidade. Contudo, por hoje, persistem sinais de alarme tendo em conta o aumento de resistência aos antibióticos.
No seu entender, apostar na disseminação da informação que leve os cidadãos a evitarem a automedicação pode ser a saída para inverter o cenário actual. Aliás, especialistas ouvidos pela nossa Reportagem apontam ser necessário educar a população sobre a importância de não tomar antibióticos de forma aleatória.
Dizem também ser necessário criar políticas de gestão de fármacos, assim como implementar regulamentos para o seu uso, tudo com a finalidade de reduzir e controlar a resistência antimicrobiana no organismo humano. Leia mais…