A equipa de futebol do 1º de Maio voltou a falhar a poule de apuramento ao Moçambola. A razão principal é a mesma, nomeadamente a desmotivação dos jogadores e treinadores, conforme relata o
técnico principal, António Machaieie.
“Mister”, que nos diz de mais uma vez a sua equipa não ter conseguido chegar a poule de acesso ao Moçambola? O que tem faltado, boa equipa de jogadores ou boa equipa de técnicos?
Temos campo, bolas e equipamento, mas não temos dinheiro. Já não é tempo dos atletas trabalharem por amor à camisola, António Machaieie, treinador de futebol do 1º de Maio de Maputo. E estava lançada a pequena entrevista na qual fica-se a saber que a saúde do histórico clube da capital do país não é boa.
– Na primeira volta a direcção pagava os prémios de jogo. Houve promessa de pagamento de subsídio mensal para os atletas e treinadores, que não se efectivou.
O técnico contou que após vitória sobre o Estrela Vermelha de Maputo, por 2-0, em jogo da segunda volta do Campeonato da Cidade, a direcção entendeu que devia começar a pagar o subsídio prometido.
“…mas para uns foi pago o valor prometido e para outros foi pago metade, o que provocou agitação no seio da equipa. Tivemos jogadores descontentes, tendo alguns passado a se treinar a seu belo prazer, não obstante ter-se falado com eles de que a situação se resolveria a qualquer momento. Eles não encaixaram essa promessa, assim como alguns elementos da equipa técnica”.
A zanga dos jogadores e treinadores culminou com a derrota diante do Nova Aliança, que em situação normal podia ter sido evitada.
“No meio de tanta insatisfação, perdemos diante do Nova Aliança, empatamos com Ferroviário das Mahotas e Águias Especiais. E seguiu-se a humilhação diante de Académica por 4-0 no nosso campo, dia em que evitamos falta de comparência” explicou Machaieie.
O treinador contou que o problema não é novo, tem barbas de velhice e não há sinais de morrer.
“É um problema antigo. Começamos a época sempre bem. No meio do campeonato tudo vira. Nunca nos faltou vontade e capacidade para nos qualificarmos a poule e “Moçambola”. Em cada ano somos forçados a fazer uma nova equipa para entramos sempre bem para o campeonato e depois começa a desmotivação. Não me pergunte de quem é a culpa, porque não lhe responderei”, concluiu António Machaieie, treinador de nível B.
De recordar que o 1º de Maio se classificou em sétimo lugar com trinta e quatro pontos no campeonato de futebol da Cidade de Maputo, edição 2013, prova ganha pelo Desportivo de Maputo que somou 59 pontos, seguido do Estrela Vermelha,51 pontos, Académica, 44 pontos e Águias Especiais, 39 pontos.