As áreas de conservação comunitárias da zona-tampão criadas pelo Parque Nacional da Gorongosa (PNG), nos distritos de Dondo (Nhamacongore), Nhamatanda (Bebendo e Nhampoca) e Cheringoma (regulado), na província de Sofala, entraram já em funcionamento, enquanto decorre o processo de estabelecimento da quinta área de conservação comunitária em Gorongosa na localidade de Piro.
Segundo a gestora sénior de relações comunitárias, Ercília Martins, as primeiras quatro áreas estão oficialmente declaradas. São locais em que as comunidades, por si sós, vão fazer o uso sustentável dos recursos naturais, e olhar para mecanismos que possam fortalecer aspectos de conservação, mas também promover o desenvolvimento local.
Acrescentou que há projectos em curso nessas áreas, virados essencialmente para o turismo, apicultura e piscicultura, entre outros, na fase de aprovação para posterior implementação.
No seu entender, é uma forma de a população poder desenvolver aptidões sobre a chamada boa governação dos recursos naturais, a partir das capacitações que vão recebendo. A ideia é que localmente haja gestores da rede de conservação comunitária, para além de gestores de negócios baseados na natureza. Leia mais…