Início » Produtores de castanha prontos para comercialização

Produtores de castanha prontos para comercialização

Por Jornal domingo

A época de comercialização da castanha de caju está à porta e os maiores produtores do país preparam-se para conseguir superar as metas alcançadas no ano passado, tanto em termos de produção como no processamento e a respectiva comercialização.

Aliás, para a campanha de comercialização 2023-24, o Governo moçambicano fixou o preço de referência da castanha de caju em 35 Meticais por quilograma, o que corresponde a cerca de 0,5 de dólar norte-americano.

Com isso, o quilograma da castanha de caju em bruto deverá ser adquirido ao produtor ao preço de 35 Meticais, um valor relativamente baixo em relação ao que foi praticado na última campanha, que era de 37 Meticais.

Enquanto aguardam a época de comercialização, os produtores preparam-se. A título de exemplo, nas províncias de Nampula, Cabo Delgado, Inhambane e Gaza já distribuíram mudas para a renovação do cajual e estão no processo de pulverização das árvores para combater pragas.

Segundo apurámos, só na província de Nampula, foram distribuídos cerca de dois milhões de mudas para a renovação do parque cajuícola que é composto, maioritariamente, por árvores antigas. Ao mesmo tempo, decorrem campanhas para o tratamento químico daquelas árvores com vista a combater doenças e ainda luta contra as queimadas descontroladas que, em algum momento, tendem a contribuir para a redução do cajual. Leia mais…

Você pode também gostar de: