Início » Corrida ao “Moçambola” na fase decisiva

Corrida ao “Moçambola” na fase decisiva

Por admin

A poule de apuramento ao “Moçambola” 2014 começa a ser disputada próximo sábado nas três regiões do país, envolvendo 22 clubes. É a fase decisiva para qualificar três clubes

 que em 2014 vão disputar o campeonato principal, numa edição que tem a particularidade de juntar não apenas os campeões provinciais, mas também os segundos classificados.

Por isso, foi normal ver a sala de reuniões da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) quase a “rebentar pelas costuras” para receber os delegados e outros interessados em assistir ao sorteio realizado semana finda.

Pela zona sul vão competir oito clubes, nomeadamente Desportivo e Estrela Vermelha (Cidade de Maputo), Futebol Clube MG e Incomáti (Província de Maputo), Ferroviário e Futebol Clube Samora Machel de Chókwè (Gaza), Ferroviário e Associação Desportiva da Maxixe (Inhambane).

Para a jornada inaugural do próximo fim-de-semana, o sorteio ditou as partidas FC MG – Desportivo, FC Samora Machel Chókwè – Incomáti, AD Maxixe – Ferroviário de Inhambane e Estrela Vermelha – Ferroviário de Gaza.

Na zona norte disputam a prova os clubes Associação Desportiva de Cuamba e Universidade Pedagógica de Lichinga (Niassa), Ferroviário de Pemba e Desportivo de Mueda (Cabo Delgado), Ferroviário de Nacala e Benfica de Monapo (Nampula).

Nesta zona a primeira ronda comporta as partidas Benfica de Monapo – Ferroviário de Nacala, Universidade Pedagógica de Lichinga – Ferroviário de Pemba e Associação Desportiva de Cuamba – Desportivo de Mueda.

Pela região centro qualificaram-se oito equipas, a saber: Sporting da Beira e Futebol Clube da Beira (Sofala), Palmeiras de Quelimane e Ferroviário de Quelimane (Zambézia), Textáfrica e Chimoio Futebol Clube (Manica), Águias de Angónia e Futebol Clube de Angónia (Tete).

A zona centro terá na primeira jornada os desafios Ferroviário de Quelimane – Águias de Angónia, Futebol Clube da Beira – Chimoio Futebol Clube, Palmeiras de Quelimane – Sporting da Beira e Textáfrica de Chimoio – Futebol Clube de Angónia.

Cada clube participante deverá apresentar um campo em condições para acolher os desafios. A propósito, o Secretário-geral da FMF, Filipe Johane, disse que os campos já foram vistoriados e aprovados e os clubes serão influenciados para indicar recintos em condições.

“No caso de surgir um clube com um campo ainda não vistoriado, esse trabalho será realizado. Vamos convidar os clubes, através das associações, a indicarem campos seguros e com bons pisos” – sublinhou.

Algumas colectividades manifestaram indisponibilidade financeira para pagar os valores exigidos para a participação na prova.

A FMF estabeleceu 4500 meticais de taxa de participação, enquanto o valor para pagamento de despesas de árbitros e delegados são 90 mil meticais.

Os clubes deveriam ter pago os valores até quinta-feira passada, mas alguns pediram prorrogação do prazo e a direcção da FMF foi “sensível”, aceitando o depósito dos valores até amanhã, segunda-feira.

 

Você pode também gostar de: