Início » HCB e a IFC assinam acordo para construção de Central Solar

HCB e a IFC assinam acordo para construção de Central Solar

Por Jornal domingo

A Hidroléctrica de Cahora Bassa (HCB) e a International Finance Corporation (IFC), assinaram hoje um acordo de cooperação para o desenvolvimento de uma central de geração fotovoltaica em grande escala, em Moçambique, o que irá contribuir para o fornecimento de energia renovável no país.

No âmbito do acordo, cujos montantes não foram revelados, a HCB e a IFC realizarão um estudo de pré-viabilidade para desenvolver uma central de geração solar fotovoltaica de até 400MegaWatt (MW), em Matambo, distrito de Changara, Província de Tete, na região central do país.

Conforme apurámos, a primeira fase do projecto centrar-se-á na definição das principais características da central, incluindo a capacidade projectada e o desenho conceptual, e na avaliação dos critérios ambientais e sociais.

A central solar fotovoltaica projectada contribuirá para a materialização do compromisso assumido pelo Governo de Moçambique, na COP26, de gerar 62 por cento de energia do país a partir de fontes renováveis, até 2030. Através da exportação de energia contribuirá para a satisfação da crescente procura de electricidade em Moçambique e em alguns países da região da África Austral.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana