- Multiplicam-se apelos à tolerância entre os concorrentes
TEXTO DE DOMINGOS NHAÚLE
DOMINGOS.NHAULE@SNOTICICAS.CO.MZ
Inicia esta terça-feira, nas 65 autarquias do país, a campanha eleitoral tendo em vista as VI Eleições Autárquicas de 11 de Outubro próximo. Em disputa estão 1747 assentos para as assembleias municipais, incluindo os respectivos presidentes dos conselhos municipais.
A campanha vai decorrer de 26 de Setembro a 8 de Outubro, sendo que os dois últimos dias estão reservados para a reflexão enquanto a votação decorre no dia 11.
Estão inscritos 22 concorrentes, entre partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos que durante treze dias vão divulgar os seus manifestos eleitorais, na tentativa de convencer os 4.817.702 eleitores registados.
Os partidos Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) concorrem em todas as 65 autarquias, enquanto os outros se inscreveram para alguns municípios.
De acordo com a legislação eleitoral, estas eleições não têm financiamento do Orçamento do Estado, sendo que cada um dos proponentes tem de usar o seu dinheiro para pagamento das despesas, entre as quais a impressão do material de propaganda, incluindo o pagamento dos subsídios para o pessoal de apoio, mormente, delegados de candidaturas, entre outros actores. Leia mais…