Início » Não podemos ter medode falar da nossa história

Não podemos ter medode falar da nossa história

Por Jornal domingo

– Bento Baloi, Prémio Literário Mia Couto

TEXTO DE MARIA DE LURDES COSSA

MALU.COSSA@SNOTICICAS.CO.MZ

Bento Baloi é o grande vencedor do género romance, na primeira edição do Prémio Literário Mia Couto. A distinção chega-lhe pelo seu terceiro livro, “No Verso da Cicatriz”, publicado em 2021 pela Editora Índico, em Moçambique, e Alêtheia Editores, em Portugal.

A obra versa sobre um amor envolvente que consegue subsistir aos acontecimentos sociais, políticos, económicos e históricos, no país pós-independência.

Baloi não toma partido e não quer com isto buscar heróis e vilãos, favorecidos ou desfavorecidos. Não. Conta, sim, uma história que nos lembra a importância de fazer uma imersão ao nosso âmago; de buscar melhores perspectivas de futuro, através de erros e acertos, afinal, somos um produto do tempo, da imperfeição… falhos.

Nascido em 1968, no bairro de Maxaquene, Maputo, é também autor de “Recados da Alma”, romance publicado em 2016, e do livro de crónica “Arca de Não É”, publicado em 2021, com relatos dilacerantes do drama vivido pelas vítimas do “Idai” na Beira, ciclone que igualmente fustigou Zambézia, Manica, Tete e Inhambane. Leia mais…

Você pode também gostar de: