Início » NA PRÓXIMA ÉPOCA CHUVOSA: País terá seca no Sul e inundações no centro e Norte

NA PRÓXIMA ÉPOCA CHUVOSA: País terá seca no Sul e inundações no centro e Norte

Por Jornal domingo

TEXTO DE ABIBO SELEMANE

 ABIBO.SELEMANE@SNOTICICAS.CO.MZ

O Instituto Nacional de Meteorol o g i a (INAM) alerta que o país poderá enfrentar escassez de chuva no Sul e Centro do país, em resultado do fenómeno “El Niño”, e inundações ou cheias nas regiões norte, por causa do “La Niña”, que vão influenciar o estado do tempo a partir do próximo mês de Outubro até Março do próximo ano.

No caso do Sul e partes da região centro, a seca vai suceder-se a três épocas consecutivas de ocorrência de chuvas regulares e, caso este fenómeno se torne realidade, poderá gerar prejuízos no sector agrário que é a principal fonte de sustento das famílias rurais.

Contudo, Bernardino Nhantumbo, técnico do INAM, refere que este fenómeno poderá não ter um grande impacto se se considerar que as áreas afectadas pelo ciclone Freddy, que ocorreu na última época chuvosa, continuam húmidas e podem ser aproveitadas para a produção de culturas agrícolas resistentes à seca.

No entanto, alertou que se esta calamidade prevalecer até à época agrícola de 2024-25, aí, sim, as províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, parte de Manica, Tete e Zambézia poderão ser severamente afectadas, não apenas no domínio agrícola, mas, também, na pecuária.

“Ainda neste mês de Agosto, iremos actualizar a informação específica relacionada com os distritos que podem ser afectados porque se espera que ocorra chuva em quantidade reduzida e bastante dispersa”, disse, para depois sublinhar que o país está exposto aos efeitos do “El Niño” devido à sua localização.

Nhantumbo disse ainda que este cenário contrasta com a situação que se prevê para o Norte do país, onde se espera chuva acima do normal que poderá provocar inundações ou cheias, agravando o problema do estado das vias de acesso e de infra-estruturas de serviços públicos. Leia mais…

Você pode também gostar de: