Três denúncias e dois protestos de jogos obrigaram a direcção da Associação Provincial de Futebol de Nampula a adiar por dois finais de semana consecutivos, a contar de sábado passado,
a realização da última jornada do Campeonato Provincial de Futebol de Nampula, o “Nampulense”.
Trata-se de casos relacionados com má utilização de jogadores, alegação de suborno de jogadores, não cumprimento de tempo de jogo, entre outros. Estão envolvidas nessas situações as formações de Sporting e Benfica de Nampula, Benfica e Sporting de Monapo, e Associação de Ilha de Moçambique.
O vice-presidente da associação provincial de futebol, José Sarajabo, disse que as entidades competentes estão a trabalhar arduamente de forma que brevemente os cinco casos tenham desfecho.
Sem detalhar os casos, Sarajabo disse que pelo menos três já foram analisados e deliberados, neste momento falta apenas a comunicação. Portanto, falta ainda por decidir dois casos, destes um foi encaminhado à Federação Moçambicana de Futebol. Trata-se do protesto do Sporting de Monapo, no jogo que fez contra o Benfica, também de Monapo.
Em relação a este jogo, o Sporting protestou alegadamente porque o seu adversário utilizou um jogador que estava igualmente inscrito na formação de Moma.
Os factos ainda em análise se forem confirmados como foram narrados poderão ditar a exclusão duma equipa do campeonato, o que obrigará a associação a reformular a classificação.
De referir que quando falta apenas uma jornada para o fim do campeonato, o Ferroviário de Nacala é líder isolado com 24 pontos, seguido do Benfica de Monapo, com 20 pontos.