TEXTO DE SALVADOR NHANTUMBO
O Ferroviário de Quelimane impôs um empate sem golos à Black Bulls em partida da 15.ª jornada do Moçambola realizada ontem, no Complexo de Tchumene, no município da Matola.
Os “locomotivas”, que lutam pela manutenção na prova, mantêm-se na penúltima posição, com 13 pontos, menos três que o Baía de Pemba, que recebeu e venceu ontem o Ferroviário de Nacala, por 1-0.
Na Matola, os “touros” fizeram de tudo para ganhar o jogo, mas tiveram pela frente uma equipa determinada que contrariou todas as tentativas de visar a sua baliza. O guarda-redes Tumula foi impecável e, diga-se com abono da verdade, foi a figura do jogo, com defesas de se lhe tirar o chapéu.
Sabendo das capacidades e potencialidades do adversário, o Ferroviário de Quelimane conteve- -se e foi cauteloso defendendo-se muito bem, procurando explorar o contra-ataque na medida do possível. Conseguiu, dessa forma, nalgumas vezes, chegar com algum perigo junto à baliza defendida por Ivan. Aliás, podia até ter marcado em certas ocasiões que encontrou a defensiva em contrapé, tendo faltado um pouco de inteligência aos seus atacantes.
Mas quem teve oportunidades de sobra foi a Black Bulls, que se instalou desde o início no meio- -campo do adversário, procurando de forma insistente os caminhos da baliza. Mas a defesa dos “locomotivas” esteve à altura de controlar os movimentos do adversário, intercetando as jogadas de ataque, mas com o maior mérito para o guarda-de-redes Tumula, que defendeu todas as bolas que iam em direcção da sua baliza. Outras foram devolvidas pelo travessão. Leia mais…