Início » MODERNIZAÇÃO DA EDM: Novos contadores reduzem prejuízos

MODERNIZAÇÃO DA EDM: Novos contadores reduzem prejuízos

Por Jornal domingo

A Electricidade de Moçambique tem estado a montar um novo tipo de contadores credelec que se acredita sejam mais acabados e capazes de prevenir situações de fraude e roubo de energia.

Segundo apurámos, este equipamento está dividido em duas peças, o contador “real”, que recebe e transmite a energia a partir do poste, que só pode ser mexido por técnicos da empresa, e o “display”, que fica dentro da casa do cliente e serve apenas para introduzir o código de recarga.

Os dois dispositivos têm uma ligação por internet sem fio (wireless) e funcionam em simultâneo. O porta-voz da EDM, Luís Amado, explicou que a opção pela montagem dos novos contadores não só se deveu a fraudes e aos roubos que a empresa tem sofrido, mas também pelo facto de os antigos terem atingido a sua “idade média”, que varia de 10 a 15 anos, e os novos têm um prazo de mais de 20 anos.

Por este motivo, afirma que, do ponto de vista de precisão, os contadores antigos já estavam fora dos parâmetros normais. “Na verdade, não trocámos o contador, a EDM investiu numa nova tecnologia de contagem que impossibilita aos consumidores de efectuarem fraudes por violação”, explica. Leia mais…

Você pode também gostar de: