TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA
IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ
O Governo está à busca de alternativa para viabilizar a cabotagem em Moçambique. Para o efeito, deverá realizar-se, brevemente, um encontro com o sector privado no qual serão discutidas as razões que desencorajam o empresariado a apostar neste sector.
Por quanto, o operador queixa-se da falta de carga, burocracia excessiva no processo de embarque e desembarque da mercadoria, uso de mão-de-obra estrangeira e elevado custo das taxas portuárias. Prevê-se que neste encontro sejam também debatidos assuntos como a necessidade de revisão da legislação portuária de modo a adequar o sistema da cabotagem à situação actual do mercado.
Cogita-se, também, a possibilidade de revisão das taxas portuárias e aduaneiras e redução da burocracia para que o transporte marítimo seja mais atractivo.
Há, outrossim, um trabalho que está a ser feito em paralelo para a reestruturação da Escola Superior de Ciências Náuticas, uma vez que, neste momento, a navegação marítima de cabotagem é feita, maioritariamente, por estrangeiros.
Portanto, espera-se que os agentes económicos apresentem ao Governo as dificuldades que lhes desencorajam a apostarem na cabotagem para transportar as mercadorias pelo país, sendo um meio seguro. Leia mais…