O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu, hoje, felicitações dos seus homólogos da Federação da Rússia, Vladmir Putin, República da Índia, Droupadi Murmu, República de Malta, George Vella e do Director-Geral do Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO), Qu Dongyo, por ocasião do 48º aniversário da Independência nacional, assinalado no dia 25 de Junho de 2023.
O Presidente Vladmir Putin, diz na sua mensagem que as relações entre a Rússia e Moçambique baseiam-se em boas tradições de amizade e respeito mútuo.
“Estou certo de que garantiremos, com esforços conjuntos, uma consolidação maior da cooperação Russo-Moçambicana construtiva em várias áreas. O mesmo atende plenamente aos interesses dos nossos povos e está alinhado com o fortalecimento da paz, segurança e estabilidade no continente africano. Desejo-lhe boa saúde e sucesso, bem como felicidade e prosperidade a todos os cidadãos de Moçambique”, lê-se na mensagem do Presidente Vladmir Putin.
Por seu turno, a Presidente da Índia, Droupadi Murmu, refere na sua mensagem que em nome do Governo, do Povo Indiano e no seu próprio transmite calorosos cumprimentos e felicitações ao Presidente Nyusi e ao povo moçambicano por ocasião do dia da independência nacional.
“A Índia e Moçambique desfrutam de relações calorosas e cordiais nutridas pelos nossos laços históricos e culturais. Os nossos países desenvolveram uma rica tradição de cooperação quer ao nível bilateral, quer a nível multilateral para projectar valores e interesses dos países em desenvolvimento”, lê-se na mensagem
De acordo comm a governante indiana, a comunhão de interesses em assuntos internacionais proporciona alicerces duradouros nas relações bilaterais entre Índia e Moçambique.
“A Índia atribui grande importância ao aprofundamento e consolidação das relações com Moçambique. Estou confiante que as nossas relações bilaterais serão cada vez mais reforçadas nos próximos anos. Aproveito esta oportunidade para endereçar a Vossa Excelência os meus melhores votos de boa saúde pessoal e bem estar, bem assim paz, prosperidade e progresso contínuo para o amistoso povo moçambicano”, sublinha a governante.
Por seu lado, o Presidente da República de Malta, George Vella, refere que por ocasião do dia da independência da Republica de Moçambique, transmite em seu nome e do Povo maltês sinceros cumprimentos ao Presidente Nyusi e ao povo moçambicano.
“A República de Malta está ávida em reforçar as relações com a Republica de Moçambique com vista ao incremento da cooperação e solidariedade no interesse dos dois povos contribuindo para a prosperidade e desenvolvimento do continente africano. Recordo-me com muito carinho dos nossos encontros bilaterais na sede das Nações Unidas em Nova Iorque há poucos dias. Apreciei, sobretudo as discussões, os debates mantidos em torno de uma série de assuntos regiões e internacionais. Estou grato pelo intercâmbio franco sobre matérias de relevância mútua para os nosso países, incluindo questões relativas a migração e estabilidade em África”, lê-se na mensagem.
O Presidente Nyusi recebeu, igualmente, felicitações do director-geral do Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO), Qu Dongyo, que deseja em nome da agremiação que dirige e no seu próprio votos de saúde e felicidades. “Que o povo moçambicano desfrute da paz e prosperidade”, sublinha o Director geral da FAO.