“Orientação Vocacional e Profissional em Moçambique Dilemas e Desafios” é o título de um livro da autoria do Professor Doutor Júlio Taimira Chibemo, vice-reitor da Universidade Alberto Chipande, recentemente lançado na cidade da Beira, província de Sofala.
Trata-se de uma obra constituída por dez capítulos, que fazem uma aproximação conceptual e empírica em torno de uma temática desafiante, por ser objecto de discussões académicas, sendo considerada como uma estratégia-chave no quadro das transacções que os alunos vão fazendo ao longo da sua trajectória escolar.
Para a materialização desta obra, o autor partiu das suas pesquisas para o doutoramento, trazendo perspectivas teóricas e empíricas sobre orientação vocacional e profissional, baseando-se em instituições de ensino que estão na província de Sofala.
O autor, no lançamento da obra, disse que o que estimulou a materialização do livro foi o facto de perceber que, durante a sua carreira como professor, existe uma grande indecisão por parte dos alunos na escolha de cursos para a formação superior ou técnico-profissional, o que cria dificuldades enormes de adaptação estudantil ao longo da formação.
“Um dos problemas que temos no ensino superior é receber jovens provenientes das escolas secundárias com muitas dificuldades sob o ponto de vista de adaptação estudantil e do enquadramento profissional, e também as dificuldades que eles próprios têm em escolherem as áreas de formação ao nível das instituições do ensino superior”, disse Chibemo.
Acrescentou ainda que a obra poderá dar algumas respostas ao problema constatado, e vai poder ajudar aos encarregados de educação, aos decisores políticos e aos estudantes a definirem da melhor forma o seu enquadramento estudantil.
“Um estudante que passa por uma orientação vocacional e profissional tem mais possibilidades de encontrar a sua adaptabilidade, encontrar o melhor enquadramento tanto no ensino superior como no campo profissional”, rematou.
O evento foi marcado também pela manifestação cultural. Vários números da música ligeira marcaram a noite e, no fim, houve a habitual cessão de autógrafos.