– Alexander V. Súrikov, embaixador russo em Maputo
O embaixador da Rússia em Moçambique disse, semana finda, que a missão do seu país e povo é viver de acordo com a verdade e afirmar essa verdade nas suas relações com outros estados.
Alexander V. Súrikov falava por ocasião de 12 de Junho, Dia da Rússia, data em que se celebra a declaração da Soberania Estatal da Rússia e divórcio deliberado da URSS, consensual e pacífico, facto que ocorreu em 1990.
“Ao defender a sua liberdade, a Rússia defende todos os povos, incluindo os do Ocidente. Não foi a primeira vez na longa história que o nosso país mudou cardinalmente o rumo do seu desenvolvimento”, frisou, intervindo numa recessão oferecida por ocasião da efeméride.
Nesta celebração, o Governo moçambicano esteve representado pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.
Na mesma ocasião, Alexander V. Súrikov disse ainda que a Rússia é um país cujas principais directrizes morais são o respeito à vida.
“A Rússia agora está a defender os seus próprios interesses vitais, não ameaçando os seus vizinhos nem na Europa, nem na Ásia. Mostramos um exemplo mas nem sequer temos intenção de impor as nossas visões a ninguém. Enquanto as acções do bloco ocidental sempre foram e continuam a ser uma verdadeira agressão. O objecto da sua agressão hoje é a Rússia, amanhã qualquer outro Estado que defende a sua soberania e independência pode encontrar-se neste lugar”, frisou. Leia mais…