Tende a aumentar o número de menores que se submetem ao trabalho infantil no país. Dados fornecidos recentemente pelo Ministério de Trabalho, Emprego e Segurança Social indicam que actualmente existem dois milhões e quatrocentas mil crianças envolvidas no trabalho infantil, mais 400 mil do que em 2021.
Segundo a directora nacional do Trabalho, Marta Isabel Mate, as províncias que registam as piores formas de trabalho infantil são Tete, Nampula e Cabo Delgado.
NARRATIVA TRISTE
domingo trabalhou, há dias, em alguns centros comerciais na cidade e província de Maputo, onde acompanhou cenários tristes de crianças a correrem diariamente de um ponto para o outro na tentativa de vender os seus produtos.
Nelito da Maria, órfão de 14 anos, residente no bairro de Muhalaze, município da Matola, faz pequenos negócios no mercado grossista do Zimpeto.
É natural do distrito de Vilankulo, província de Inhambane. Veio a Maputo ainda pequeno para viver com os avós maternos após perder os seus progenitores. Na altura, frequentava a 5.ª classe. Leia mais…