- Menina de sete anos vivia com nove quilos de massa estranha no corpo
TEXTO DE BENTO VENÂNCIO
BENTO.VENANCIO@SNOTICICAS.CO.MZ
Já imaginou uma criança suportar diariamente nove quilogramas de massa estranha no estômago? Isso aconteceu no bairro de Natikiri, arredores da cidade de Nampula, onde reside Letícia, de sete anos de idade.
As consequências disso foram devastadoras para ela: pouco se alimentava e estava, por isso, impossibilitada de caminhar. Era como se uma menina suportasse o peso, na barriga, correspondente ao de uma “gravidez” de trigêmeos, cada um deles pesando… três quilos.
Letícia veio ao mundo aparentemente normal, nada indiciando que passaria por tamanho pesadelo: a sua barriga foi crescendo a um ritmo impressionante e desproporcional à idade, pressionando costelas e pulmões, uma espécie de músculo a parte, acoplado a um corpo raquítico.
Na busca de uma explicação e tratamento para o caso, durante muitos anos a sua mãe andou em consultas na periferia da cidade de Nampula, nos centros de saúde, nos hospitais gerais até ser, finalmente, transferida ao Hospital Central de Nampula, onde a sua filha morou durante vários meses. Leia mais…