Início » PM exige mais inspecção na Administração Pública

PM exige mais inspecção na Administração Pública

Por Idnórcio Muchanga

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, desafia a Inspecção-Geral da Administração Pública a continuar a reforçar as missões de fiscalização, inspecção e monitoria regulares em todos órgãos e serviços da Administração Pública directa e indirecta, com o objectivo de garantir o normal funcionamento dos sistemas de gestão e contínua melhoria na prestação de serviços ao cidadão.

O desafio foi lançado esta manhã durante a tomada de posse de novos inspectores, designadamente Laura Nhancale,   inspectora -geral da Administração Pública e Célio das Dores,   inspector -geral adjunto.

A Inspeção-Geral da Administração Pública deve igualmente continuar a assegurar a implementação efectiva da Estratégia de Prevenção e Combate à corrupção na Administração Pública 2023-2032, devendo para o efeito aprimorar os mecanismos de articulação e coordenação com a Inspecção-Geral das Finanças, Gabinete Central e Gabinetes Provinciais de Combate à Corrupção”, afirmou o Primeiro-Ministro.

Entretanto, também foram empossados, Florêncio Maulano; para o cargo de director-geral adjunto do Fundo Nacional de Investigação (FNI) e Juma Muteliha, director-geral adjunto do Instituto de Bolsas de Estudo (IBE).

Relativamente ao FNI a prioridade é apostar em incentivo e promoção de projectos de investigação, inovação, transferência de tecnologias e de desenvolvimento tecnológico que estejam alinhadas com as áreas prioritárias definidas pelo Governo e respondam às necessidades das comunidades, principalmente do meio rural.

Já para IBE recomendou para que a nova direcção prossiga com as acções de reforço da interacção e coordenação com os diferentes actores sociais tais como instituições de ensino superior e de investigação científica, sector empresarial público e privado, de entre outros, de modo a garantir uma maior abrangência na concessão de bolsas de estudo.

Você pode também gostar de: