Os gajos que gostam de cenas“d’há muito tempo” falam das maravilhas que os Homens construíram em tempos imemoriais. Quase todos nós já ouvimos falar das 7 maravilhas do mundo antigo: Os jardins suspensos da Babilónia, a Pirâmide de Gizé, Estátua de Zeus, o Templo de Àrtemis, o mausoléu de Halicarnasso, o farol de Alexandria e o colosso de Rodes. Qualquer livro de história revela essas coisas…
Bula-bula pensa que o facto de Moçambique não constar nessa selecta lista é capaz de estar a fazer mossa nalguns ciclos. Porque é que não entrámos nessas listas? Só não dá aos mais pobres do mundo? Não é justo… precisamos desesperadamente de fazer parte do primeiro mundo.
É que nem na lista das maravilhas modernas “encostamos”. Azar demasiado para um povo cheio de estórias. Há que mudar o estado das coisas. Mas como fazer isso?
Nada mais fácil. Existe uma comissão da UNESCO encarregue de ver e sugerir quem deve se arvorar país detentor de uma maravilha. Os critérios vão desde a beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitectónico. Leia mais…