Início » Gasolineiras passam a praticar preço real

Gasolineiras passam a praticar preço real

Por Idnórcio Muchanga

Texto de Jorge Rungo e Idnórcio Muchanga

Fotos de Inácio Pereira e Jerónimo Muianga

O Preço de Venda ao Público (PVP) dos combustíveis passará a ser praticado em obediência ao Decreto 89/2019 de 18 de Novembro, o qual estipula que “os preços de qualquer produto petrolífero devem ser revistos mensalmente e devem ser actualizados e comunicados às distribuidoras devidamente licenciadas na terceira quinta-feira do mês”.

Este é o mecanismo que o Governo encontrou para, entre outros, resolver o problema bicudo da dívida que acumulou junto das gasolineiras, a qual ascende a 400 milhões de dólares e que gerou um clima azedo ao longo dos últimos meses.

As empresas gasolineiras esfregam as mãos de contentamento porque dizem perceber que estão num ponto de partida para uma viragem positiva nos seus saldos que há muito se mostram negativos por estarem a praticar PVP que não correspondem ao preço real.

Nestes termos, o director nacional de Hidrocarbonetos e Combustíveis, Moisés Paulino, “a partir do último ajustamento vamos passar a cumprir de forma rigorosa com o que está plasmado neste dispositivo porque ele dispõe que se há uma subida de preços no mercado internacional também deve subir internamente, se há uma descida também tem de descer”. Leia mais…

Você pode também gostar de: