TEXTO DE VALDIMIRO SAQUENE, EM HARARE
Moçambique e Zimbabwe comprometeram-se em continuar a trabalhar juntos rumo a um processo irreversível de desenvolvimento económico associado ao combate aos efeitos das mudanças climáticas, que têm fustigado a região Austral de África.
O cometimento foi manifestado semana passada, na capital zimbabweana, Harare, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e o seu homólogo Emmerson Mnangagwa, durante a visita de Estado de três dias que o Chefe de Estado moçambicano efectou a este país.
A visita visava fortalecer e aprofundar as relações históricas de solidariedade, amizade e de cooperação política, económica, social e cultural entre os dois países, e também serviu de pretexto para a assinatura de instrumentos jurídicos em diferentes áreas de cooperação.
No domínio do combate às mudanças climáticas, foram rubricados acordos de partilha e gestão conjunta de recursos hídricos pelos ministros de tutela dos dois países, num acto testemunhado pelos estadistas de Moçambique e Zimbabwe. Leia mais…