Texto de Luísa Jorge
luisa.jorge@snoticicas.co.mz
Em Inhambane o fabrico artesanal de tijolos à base de argila aumentou sendo, por isso, uma fonte de emprego para muitos jovens e também um dos materiais cada vez mais utilizados na construção civil naquele ponto do país, com múltiplas vantagens, sobretudo de ponto de vista económico e estético.
Imagina dispensar o conhecido bloco de cimento para usar tijolo à base de argila para construir a sua casa? Esta é uma das opções na construção com crescente adesão na província de Inhambane a ponto de estar a ser usado em infra- -estruturas como escolas, igrejas, estabelecimentos comerciais, entre outros.
É que, para além de ser relativamente barato que os blocos de cimento, custando 10,00 Meticais a unidade, diz-se que é um material com um efeito térmico que permite manter a temperatura interna estável. Mas a aparente vantagem não pára por aí. De acordo com os compradores, esta matéria-prima também oferece, por si só, um efeito decorativo muito interessante. Este facto faz com que muitos optem por não rebocar as paredes mas, sim, enverniza-las por forma a realçar a beleza dos tijolos. Leia mais…