Início » LAGO UREMA: O bebedouro de Gorongosa

LAGO UREMA: O bebedouro de Gorongosa

Por Idnórcio Muchanga

Texto de Benjamim Wilson
benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

Depois de aproximadamente trinta minutos entre trilhas ladeadas de mata densa, estacionámos numa das margens do lago Urema. Era final de tarde e os termómetros atingiam 35 graus Celsius.

A extensa e fascinante bacia de água estende-se no coração do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Sofala, proporcionando uma deslumbrante visão do maior bebedouro de espécies selvagens.

Nas tardes de Verão, o brilho do astro mais luminoso transforma as águas numa espécie de espelho, à medida que, gradualmente, desaparece pelo horizonte montanhoso. Imagem única e rara, assemelha-se a um deslumbrante postal natural.

Dista a cerca de 21 quilómetros do Monte Gorongosa e está 14 metros acima do nível do mar. O lago tem sido alimentado, por um lado, pelas águas do rio Nhandunguè, que nasce no Planalto de Báruè, em Manica. Por outro, a partir das montanhas brotam outras nascentes, cujas águas correm através dos rios Nhanduè, Mucombezi, oriundos do extremo norte, e do Vunduzi, que vem da Serra de Gorongosa. Leia mais…

Você pode também gostar de: