O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, afirmou que a mulher deve continuar a mobilizar a sociedade a participar na construção de uma nação inclusiva onde homens e mulheres gozam dos mesmos direitos.
Discursando esta manhã, na Escola Central do Partido, na Matola na abertura da II Sessão Ordinária do Conselho Nacional da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), Filipe Nyusi destacou que Frelimo continua a colocar a mulher no topo das prioridades da sua governação.
Disse que nos últimos dias tem estado a serem ultrapassadas as barreiras que dificultavam o desenvolvimento, sendo que actualmente desempenha tarefas que outrora eram reservadas apenas aos homens.
Apontou o alcance na paridade no Governo como um dos ganhos da participação da mulher nos processos de desenvolvimento, bem assim no parlamento, onde está representada em cerca de 47 por cento e nos órgãos de administração de justiça onde exerce cargos de direcção.
“A mulher desempenha um papel preponderante, por exemplo, nos sectores de Educação e Saúde, entre outras áreas de desenvolvimento. Estes resultados não podem ser entendidos como acomodação, mas sim de qualidades apuradas, isto é, não se trata de arranjos matemáticos”, afirmou o Presidente da Frelimo.
De igual modo, Filipe Nyusi destacou o contributo da mulher no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, bem assim no apoio às vitimas de desastres naturais.
“O nosso compromisso com avanço da mulher é inabalável. Estamos cientes que persistem desafios. Temos que educar a sociedade para combater a violência contra a mulher”, apelou.
77