Início » Xiquitsi: uma década“servindo” música clássica

Xiquitsi: uma década“servindo” música clássica

Por Idnórcio Muchanga

Os dias 27-29 de Abril testemunharam o arranque das celebrações dos 10 anos do Projecto Xiquitsi, fundado em Março de 2013 pela Kulungwana – Associação para o Desenvolvimento Cultural – e que neste momento conta com 225 alunos, entre crianças e jovens.

Com efeito, as celebrações de uma década de existência começaram com três concertos, todos realizados na cidade de Maputo. A programação do Xiquitsi indica que serão ainda realizados 7 espectáculos este ano, divididos em duas temporadas, como forma de partilhar e mostrar ao mundo os resultados de um trabalho que se vem fazendo ao longo dos anos.

Assim, está agendada para a segunda série de concertos a apresentação da ópera “Orféu nos Infernos”, escrita pelo francês de origem alemã Jacques Offenbach, no século XIX. Trata-se de uma peça que já foi interpretada pelo Xiquitsi em 2019 e que este ano deverá voltar a alegrar o público. A programação da segunda temporada inclui ainda o concerto para pais e filhos.

Já na última temporada do ano, vai optar-se por um repertório ligado às festividades do Natal bem como à realização de um concerto tendo como convidados os músicos moçambicanos que têm vindo a partilhar experiências com Xiquitsi ao longo dos anos. Dos que já colaboraram com Xiquitsi, destacam-se nomes como Xixel Langa, Stewart Sukuma e Banda Nkuvu, Deltino Guerreiro, Yolanda Chicane, Lenna Bahule, Dilon Djindje, Mingas, Aniano Tamele, Wazimbo, Marlene, Mariana Carrilho, Neco Novella, Paulina Chiziane, entre outros. Leia mais…

Você pode também gostar de: