– Presidente da República no balanço das visitas que vinha efectuando às províncias
O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou, sexta-feira em Chimoio, que o domínio da lei de descentralização reduziu os conflitos de competências que caracterizaram o início da implementação deste modelo no país.
Falando em conferência de imprensa, no fim da visita de dois dias à Manica e do périplo pelas províncias, Nyusi disse ter notado que a descoordenação entre os órgãos locais – conselho executivo e secretaria de Estado – foi superada.
“Tivemos agora a reunião de coordenação em Nampula. Dentro deste mês, teremos mais uma reunião de coordenação nacional com todos os governadores e secretários de Estado e um número significativo dos ministros, para vermos o que deve ser afinado”, explico.
De igual modo, Nyusi reconheceu o desempenho das províncias na gestão da pandemia da covid-19 que, nas suas palavras, foi determinante para o sucesso que o país logrou. “Aproveitamos este espaço para reconhecer este esforço colectivo. Há muita concentração e foco em cada órgão provincial e queremos que isso prevaleça”.
Entretanto, na mesma ocasião, o Presidente recordou que o país decidiu dar mais força ao ensino técnico-profissional, sendo que novos institutos estão a ser implantados. “Havia fraca adesão e quando houvesse, também poucas meninas ou raparigas aderiam. Agora o número está a subir e isso nos encoraja”, frisou Nyusi.
Para o Chefe de Estado, o aumento do número de raparigas nas escolas deve-se ao trabalho feito por todas as províncias. Leia mais…