O país está a mobilizar-se para prestar assistência humanitária de emergência face à previsão de inundações e cheias durante a segunda metade da presente época chuvosa.
Nelma de Araújo, porta-voz do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), assegurou que todos os órgãos que estarão envolvidos nas operações se encontram pré-posicionados.
As regiões centro e sul encontram-se em risco moderado a alto de cheias nos primeiros três meses do próximo ano, estando sinalizadas oito bacias hidrográficas, designadamente Maputo, Umbelúzi, Incomáti, Limpopo, Búzi, Púngoè, Savane e Licungo.
Para o presente período, as previsões meteorológicas indicam igualmente um risco moderado de cheias nas bacias de Futi, Inharrime, Inhanombe, Mutamba, Save, Zambeze, Namacurra, Megaruma, Montepuez e Messalo.
Espera-se igualmente que durante toda a época chuvosa ocorram inundações urbanas em algumas cidades e vilas, com maior impacto nos bairros urbanos e periféricos de Maputo, Matola, Beira, Dondo, Quelimane, Cuamba e Pemba.
O cenário adoptado pelo Governo estima que, além de ventos fortes, seca e inundações nas cidades e vilas, possam verificar-se fenómenos como cheias de magnitude alta e ciclones, elevando para cerca 1.498.384 o número de pessoas em risco.
A presente época chuvosa estará associada à insegurança alimentar e nutricional que afecta cerca de 110.090 pessoas, que necessitam de assistência imediata em bens alimentares. Constituem ainda factores a pandemia da Covid-19, que o país está a gerir desde Março de 2020, bem como os ataques armados em Cabo Delgado e na zona centro, que provocaram o deslocamento de cerca de 863 mil pessoas.
O INGD considerou ter sido adoptado um cenário com intervenções a todos os níveis, estando os diversos órgãos em prontidão para responder à emergência. Além do Conselho Coordenador, existem acções que serão realizadas pelo Conselho Técnico, Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) e os Centros Operativos de Emergência (COE). Leia mais…
Texto de Benjamim Wilson
benjamim.wilson@snoticicas.co.mz