O torneio internacional de ténis denominado “Matola Open”, evento co-organizado pela Federação Moçambicana da modalidade (FMT) e o Município
da Matola, prossegue hoje nos “courts” do Jardim Tunduru, em Maputo.
O certame envolve mais de 100 atletas da região austral e realiza-se no âmbito da celebração dos 41 anos da cidade da Matola com o objectivo de proporcionar oportunidade aos tenistas moçambicanos de aumentar as suas capacidades e melhorar a sua performance competitiva.
Para além de tenistas moçambicanos, tomam parte na competição jogadores da Suazilândia, África do Sul, Lesotho, Botswana e Zimbabwe.
Segundo o programado, a fase final do torneio (meias-finais e finais) será disputada no Centro Cultural do Banco de Moçambique, na Matola. A fase preliminar (até quartos-de-final) terá lugar nos “courts” do Jardim Tunduru.
O evento é disputado em seis categorias, designadamente singulares homens e senhoras, rapazes e raparigas, e pares homens e senhoras. Os vencedores de cada escalão serão apurados ao fim de três “sets”, com desempates em cada uma em caso de se registarem igualdades.
O “prize-money” do torneio está fixado em cinco mil dólares. O vencedor de “homens” receberá mil dólares, contra 700 de “senhoras”. Os melhores pares homens e senhoras receberão, respectivamente, 800 e 500 dólares.
Por seu turno, os finalistas vencidos de “homens” e “senhoras” amealharão, respectivamente, 500 e 300 dólares; os de pares homens e senhoras 400 e 200 dólares.
Por último, os semi-finalistas de singulares homens e senhoras ganharão 200 dólares cada, enquanto os de pares terão o prémio de 100 cada.
Os vencedores de rapazes e raparigas receberão apenas troféus.
Também no âmbito dos 41 anos da Matola, que se assinalam no dia 5 de Fevereiro, terça-feira, realiza-se hoje uma prova de ciclismo que se espera junte perto de 100 ciclistas, entre federados e populares, em ambos os sexos.
O evento terá lugar no circuito à volta do Condomínio Janela do Rio, localizado no bairro Tchumene. Está prevista a participação de crianças com idades entre seis e 10 anos.
A corrida de federados terá um percurso de 30 quilómetros, cerca de 24 voltas ao circuito à volta do condomínio. A dos populares terá 10 quilómetros, oito voltas e as crianças irão percorrer cinco.
Os melhores classificados de todas categorias serão premiados com medalhas, troféus e valores monetários.