O ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, reiterou hoje, em Maputo, que o foco das Forças Armadas de Moçambique (FADM) é devolver a segurança e tranquilidade à província de Cabo Delgado.
Falando no lançamento da formação militar das FADM, pela Missão de Formação Militar da União Europeia em Moçambique, Jaime Neto afirmou que o processo de especialização das tropas é um passo certo para o alcance de tal objectivo.
O governante explicou que com base na cooperação militar bilateral e multilateral, “é possível fazer face à qualquer ameaça de segurança, com particular destaque para o terrorismo e extremismo violento que carregam consigo outras ameaças como o tráfico de drogas e de seres humanos e contrabando de diversa ordem”.
Segundo o ministro foi encorajador ter havido debates no seio do Parlamento Europeu sobre a situação humanitária resultante dos ataques terroristas em Cabo Delgado, naquela que foi uma demonstração de fraternidade, amor ao próximo, humanismo e amizade, sem precedente, “apesar da distância que nos separa”.
Não foi avançado o número de formandos, mas sabe-se que o curso, a decorrer na Companhia de Fuzileiros Navais da Katembe, cidade de Maputo, deverá durar dois anos.