A bancada parlamentar da Frelimo se revê na decisão do Governo de acolher as tropas conjuntas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Ruanda que, com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), estão a combater os terroristas em Cabo Delgado.
Sérgio Pantie, chefe da bancada afirmou esta manhã na Assembleia da República que a presença das tropas estrangeiras resulta dos acordos firmados com o Governo no âmbito da busca da paz e segurança na região austral.
“No passado também contamos com o apoio e solidariedade dos países e povos irmãos na luta da libertação nacional; também fomos solidários com a luta de muitos povos oprimidos tais como Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, Timor-Leste, Palestina, República Árabe Saharui, entre outros”, destacou.
Para Pantie a extensão por mais três meses da Missão da Força da SADC em Moçambique é de saudar e visa salvaguardar as conquistas no Teatro Operacional Norte, bem como a reconstrução dos estragos causados pelos terroristas.
“Temos a noção de que ainda não é o momento para cantar, mas temos a certeza de que a vitória contra os bandidos e terroristas é certa”, disse.