Dormir de boca aberta não tem nada de engraçado. Pode produzir uma má oclusão dentária, sequidão na boca e, portanto, uma maior propensão a doenças nas gengivas, ronquidão, dores de cabeça, apneia do sono…
Existem várias causas que explicam por que algumas crianças dormem de boca abertae chegam inclusive a roncar ou a deixar de respirar por alguns segundos:
– Vegetações (adenóides):a criança parece sempre ter mucos, respira mal de dia, mas piora quando dorme. Apesar de lavar-lhe o nariz não saem mucos e continua respirando mal.
– Sobrepeso:as crianças com obesidade têm muito mais dificuldades para respirar, que piora ainda mais quando estão deitadas.
– A posição ao dormir:existem posturas que são mais propensas a terminar com a boca aberta. Se a criança dorme com a boca para cima ou sem travesseiro é mais provável que favoreça que a boca termine aberta.
– Infecções ou vírus:as crianças com processos catarrais ou gripetendem a abrir a boca, já que têm obstruídas as fossas nasais.
– Desvio nasal:às vezes, algum desvio no septo nasal pode ser o causador.
Como ajudá-las?
– Colocando-as de lado.
– Utilizando água do mar ou uma solução salina para limpar as fossas nasais.
– Visitando o médico para que possa tratar, caso sofra de apneia do sonoou tenha de tratar as vegetações ou desvio no septo nasal.
– Abrir as fossas nasais, com recurso a tiras, e aliviando a congestão.
– No caso em que a razão seja o sobrepeso, emagrecer ajudará a criança a poder descansar melhor durante a noite.
Fonte: Alba Caraballo – Editora de GuiaInfantil.com