Os reitores das Universidades Eduardo Mondlane (UEM) e Púnguè (UNIPÚNGUÈ), Orlando Quilambo e Emília Nhalevilo, respectivamente, assinaram, esta manhã, um memorando de entendimento, visando garantir a participação e organização conjunta de actividades científicas, elaboração de curriculas e Planos de Estudos para os cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Os objectivos do memorando integram ainda a capacitação conjunta do corpo docente, pesquisadores e técnicos administrativos.
O reitor da UEM, Orlando Quilambo, falando na ocasião, disse que o acordo entre as duas instituições cria condições para o alcance dos objectivos das universidades, enquanto instituições de ensino superior públicas comprometidas com a sociedade.
Estamos convencidos de que a parceria irá possibilitar intercâmbio e mobilidade dos docente e pesquisadorespara leccionação nos programas de Graduação e Pós-Graduação, disse Quilambo.
Por sua vez, a reitora da UNIPÚNGUÈ, Emília Nhalevilo, considera um privilégio a sua instituição estar associadaà UEM, uma vez que esta tem experiência em diferentes ramos de leccionação e pesquisa.
Temos muitas ambições de colaboração em diferentes áreas. Nas áreas do ensino queremos abrir novos cursos e queremos colher a experiência acumulada da UEM. Pensamos que será uma mais valia para nós, referiu.