Início » Extradição de Chang continua em aberto

Extradição de Chang continua em aberto

Por Idnórcio Muchanga

O desfecho do processo de extradição do antigo ministro das Finanças de Moçambique Manuel Chang, detido na África do Sul desde Dezembro do ano passado, ainda vai levar tempo. Na sexta-feira, o Tribunal Superior de Gauteng, em Joanesburgo, ordenou o actual ministro sul-africano da Justiça a determinar se o ex-governante deve ser extraditado para Moçambique ou para os Estados Unidos. Manuel Chang está detido numa cadeia sul-africana desde 29 de Dezembro do ano passado a pedido das autoridades norte-americanas que o acusam de fraude e branqueamento de capitais.

Desde os primeiros dias da sua detenção, Manuel Chang está a ser reclamado tanto pelos Estados Unidos da América, que o querem julgar pelos crimes que pesam sobre ele, quer por Moçambique, por se considerar que o antigo deputado é peça-chave para o esclarecimento de tantos outros processos-crime.

Entre os ilícitos de que Manuel Chang é acusado em Moçambique destaque vai para o dossier relacionado com dívidas não declaradas que lesaram o estado em 2,2 mil milhões de dólares norte-americanos e os contornos da construção do aeroporto de Nacala, na província de Nampula. Em ambos os casos o ex-ministro é suspeito de ter recebido subornos para a facilitação dos negócios. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana