Início » Reservas internacionais em níveis confortáveis

Reservas internacionais em níveis confortáveis

Por Idnórcio Muchanga

As reservas internacionais do país mantêm-se em níveis confortáveis, concluiu o banco de Moçambique reunido hoje, na cidade de Xai-Xai, em mais uma sessão do Comité de Política Monetária (CPMO).

Comparativamente ao último CPMO, asreservas internacionais brutas aumentaram para USD 3.902,7 milhões, em face da recente entrada de mais-valias para o Estado, propiciando a cobertura de mais de 6 meses de importações, excluindo grandes projectos.

A dívida pública interna continua a aumentar. Desde o último CPMO, a dívida pública interna contraída com recurso a Bilhetes do Tesouro, Obrigações do Tesouro e adiantamentos do Banco de Moçambique aumentou para 140.610milhões de meticais, reflectindo a utilização de Bilhetes do Tesouro em cerca de 4 milmilhões de meticais. Os montantes acima não tomam em consideração outros valores da dívida pública interna, tais como contratos de mútuo e de locação financeira, assim como responsabilidades em mora.

Em face da sua avaliação sobre o futuro, cresce a preocupação do CPMO quanto à evolução dos riscos e incertezas subjacentes às projecções de inflação. Deste modo, o CPMO continuará a monitorar os indicadores económico-financeiros e os factores de risco, e não hesitará em tomar as medidas correctivas necessárias antes da sua próxima reunião ordinária, agendada para o dia 12 de Dezembro de 2019.

 

 

 

Você pode também gostar de: