Início » UEM inaugura o primeiro centro de treinamento em radioterapia

UEM inaugura o primeiro centro de treinamento em radioterapia

Por Idnórcio Muchanga

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) inaugura, amanhã, no seu campus na cidade de Maputo, o primeiro centro de treinamento em radioterapia (CTR).

A unidade visa capacitar médicos, físicos, engenheiros e radiógrafos nacionais e da região ligados ao planeamento ou instalação de equipamentos de radioterapia.

Segundo o arquitecto Vicente Joaquim, director de Infra-estruturas e Manutenção da UEM, o edifício é composto por três salas, nomeadamente uma de controlo do acelerador, outra de tratamento com acelerador linear de electrões e a terceira de diagnóstico e imagem por tomografia computadorizada.

A entrada em funcionamento desta unidade vem suprir o défice de técnicos especializados nesta área, o que fazia com que, nalgumas vezes, os serviços de radioterapia do Hospital Central de Maputo, por exemplo, ficassem paralisados por falta de manutenção.

Numa primeira fase o CTR, cuja construção e apetrechamento duraram 24 meses, irá funcionar com quatro técnicos moçambicanos, número que poderá subir nos próximos tempos quando for implementado o plano de ampliação do edifício.

Você pode também gostar de: