O principal acontecimento deste ano está prestes a se materializar. Refiro-me, sim, às Eleições Gerais e Multipartidárias. Na terça-feira, portanto depois de amanhã, o eleitorado tem a palavra. Vai colocar “x” nos quadradinhos dos boletins de voto. Desta vez são três, nomeadamente para Presidente da República, deputado da Assembleia da República e membros da Assembleia Provincial.
A minha expectativa é que o braço operativo da Comissão Nacional de Eleições (CNE), isto é, o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), consiga nestas pouquíssimas horas que faltam para o início do escrutínio afinar a máquina para que tudo esteja au point à hora do arranque da votação. E tudo aponta nesse sentido, porque têm trabalhado no duro. Aliás, o material de votação já se encontra em todos os distritos deste longo e belo país.
A previsão meteorológica para depois de amanhã em todo o país também é animadora e será mais um incentivo para os eleitores acorrerem às assembleias de voto e com aquele pequeno e breve gesto de traçar um “x” no boletim fazerem as suas escolhas. Leia mais…
Texto de André Matola
andre.matola@snoticias.co.mz