O Estado moçambicano vai encaixar, de mais-valias, um total de 880 milhões de dólares norte-americanos, em resultado da compra dos activos da Anadarko pela Occidental Petrolium e entrada da Total na Área 1 da Bacia do Rovuma.
O anunciou foi feito esta tarde, na cidade de Chimoio, no final de uma audiência que o Presidente da República, Filipe Nyusi, conheceu aos gestores seniores das petrolíferas envolvidas na exploração do petróleo e gás na bacia do Rovuma.
Trata se de Viclo Hollub e de Patrick Pouyaanne, respectivamente, presidente e directora executiva da Occidental Petroleum e Presidente do Conselho de Administração e director executivo da Total com os quais abordou os últimos desenvolvimentos do sector do óleo e gás em Moçambique.
Vicki Hollub e Patrick Pouyaanne
explicaram que o gesto enquadra se no processo da transição dos activos da Anadarko para a Total, resultante da compra, pela Occidental, das acções da primeira empresa a nível mundial.
Em Agosto a Occidental comprou a Anadarko a nível Mundial e os seus activos em países africanos como África do Sul, Gana, entre outros e agora o processo abrange Moçambique.
O Governo moçambicano testemunhou o processo de transição dos activos da Anadarko para Total.