Início » SAÚDE: ALGUNS ESPECIALISTAS AVISAM: Não segure os gases intestinais

SAÚDE: ALGUNS ESPECIALISTAS AVISAM: Não segure os gases intestinais

Por Idnórcio Muchanga

Muita gente fica constrangido do soltar seus gases intestinais. Mas, uma especialista explicou que soltar flatulência (peido) é essencial para nossa saúde.

O facto é que, em um ambiente fechado e cheio de gente, pode ser tornar um verdadeiro pesadelo para quem está prendendo o pum. Além do mau cheiro que pode ser provocado e do constrangimento, segurar os gases por muito tempo pode fazer mal para o organismo. Veja 3 razões para libertar sempre que sentir vontade:

1- Distensão abdominal

A gastroenterologista Amanda Buchmann explicou que quando o ar fica preso nas curvas do intestino, podemos sentir cólicas ou dores em pontadas. A dor é comum no meio e na parte superior da barriga de cada lado. Isso acontece porque todas as vezes que prendemos uma bolha de gás, ela volta para o interior do intestino, se junta com outras bolhas, ficando maior. Segurar durante muito tempo, pode causar distensão intestinal, e essas dores podem se tornar bem intensas.

2- Indicador de saúde

Apesar de parecer nojento, o pum pode dizer muito sobre nossa saúde. Em geral, o excesso de gasesintestinais costuma estar relacionado à dieta, mas ele pode ser um sinal de alguma doença do trato gastrointestinal. O excesso de gases, por exemplo, pode estar relacionado à Síndrome Do Intestino Irritável. Preste atenção ao gás que você solta durante o dia. É frequente? Tem um cheiro muito forte? Há alguma dor?

Assim, se você tem qualquer dor ou mudanças bruscas e acreditar que não está relacionado com a alimentação, procure o seu médico.

3- Cheirar gases intestinais faz bem

Isso pode soar como ridículo, mas o facto é que um estudo de 2014 publicado no no Journal Medicinal Chemistry Communications, concluiu que o gás Sulfeto de Hidrogênio, que é encontrado também do cheiro exalado de ovos podres e no pum humano, pode reduzir o risco de doenças como o câncer, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, artrite e até demência (Alzheimer).

Está convencido agora?

 

FONTE:IMG_274

Você pode também gostar de: