Moçambique passará a contar com uma Liga Nacional de Futebol Feminino a partir do primeiro semestre de 2014, conforme o projectado pelos membros da Comissão
Instaladora do futuro órgão.
Dezenas de homens e mulheres de vários pontos do país juntaram-se para criar uma Liga Nacional de Futebol Feminino, com o propósito de elevar os actuais níveis de competição desta especialidade.
Para já, existe a Comissão Instaladora da Liga Nacional de Futebol Feminino, cujos objectivos, para além de criar a futura Liga, passam por estimular a prática e melhorar o nível de competitividade do futebol feminino no país, tendo como horizonte melhorar as prestações da selecção nacional.
Para o efeito, o grupo está a identificar parceiros internos e externos com capacidade para disponibilizar apoio material e financeiro e viabilizar, por via disso, a realização de campeonatos provinciais, regionais e nacionais.
Augusto Jamine preside a Comissão Instaladora e dele espera-se inspiração para tirar esta especialidade do fundo em que se encontra, havendo expectativas no seu desempenho, até porque acumula experiência de trabalho na Associação de Futebol da Cidade de Maputo e noutras organizações desportivas.
O timoneiro defende que um dos passos imediatos do órgão que dirige é a definição duma estratégia que permita a criação de escalões no futebol feminino, e convidar mais clubes a assumirem este sector com a devida responsabilidade.
– Actualmente temos muitas equipas ilegais, que funcionam fora dos clubes graças á vontade de alguns entusiastas da modalidade. Temos que ter mais clubes a abraçar o futebol feminino e, nesse pormenor, estamos satisfeitos com o Costa do Sol. Precisamos de ter escalões, porque actualmente temos apenas um único escalão, indica Jamine.
Revela que em todas capitais provinciais, à excepção de Pemba (Cabo Delgado), já existem delegados comprometidos com o desenvolvimento do futebol feminino, sendo os mesmos que deverão participar na Assembleia – geral constitutiva da Liga Nacional do Futebol Feminino, em 2013.