A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reafirmou hoje, na cidade de Maputo, que os dados referentes ao número de recenseados na província de Gaza são reais.
A CNE reagia à divergência sobre os dados apresentados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) e o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), relativos ao número de pessoas com idade para votar na província de Gaza.
O INE defendeu, numa conferência de imprensa havida quarta-feira que o número de pessoas com idade eleitoral é de 836. 581, enquanto o STAE diz que recenseou 1.166. 011 eleitores.
O porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, disse a jornalistas que aquele órgão de administração eleitoral reitera que o número que o STAE apresenta sobre os eleitores de Gaza é real e resulta de todo um processo prescrito nas leis que regem o processo.
“Esses dados foram aprovados por consenso a vários níveis, desde o distrital até provincial, tendo havido alguma contestação apenas a nível nacional. Nós mantemos a nossa posição”, sublinhou.