Dulúcya Cassamo trouxe-se a público, há dias, na cidade de Maputo, um livro composto por 98 textos poéticos, cujo tútulo é "Códigos do Fogo". Trata-se de textos compostos por uma, duas ou três estrofes e que abordam vários assuntos, com maior destaque para o amor e sociedade.
Dulúcya é a nova e pequena escritora moçambicana. Tem 13 anos de idade e é aluna da 9.ª classe na Escola Primária/Secundária SOS Herman Gmeiner. Coincidência ou não, o livro sai numa altura em que as crianças celebram o seu mês, por ocasião do dia 1 de Junho (Dia Internacional da Criança) e 16 de Junho (Dia Internacional da Criança Africana).
"Código do Fogo" é o primeiro livro de Dulúcya que vem inspirado na beleza do mundo, olhando para o lado positivo. No entanto, os pais da pequena Dulúcya afirmam que ela está ainda a juntar outros contos e poemas que poderão ser publicados nos próximos tempos.
No total, "Código do Fogo" tem 98 páginas. Numa primeira fase, foram impressos apenas 500 exemplares. Ainda no presente mês haverá o segundo lançamento na cidade da Beira, e ainda sem uma data prevista será feito outro lançamento na cidade de Quelimane.
Os poemas que constam no Códigos do Fogo vinham sendo escritos desde o ano de 2017, altura em que decidiu que tinha de transmitir os seus sentimentos em palavras.
Conta-se que antes de revelar que estava a escrever surpreendeu, ainda em 2017, os seus pais quando lhes pediu para declamar alguns versos da sua autoria. Os pais aceitaram o pedido.
Na altura, explicou-lhes que tinha escrito 26 poemas. A escrita foi a sua segunda paixão, a primeira foi a música. Actualmente, sente-se mais completa, pois consegue transmitir tudo o que lhe vai na alma através da escrita.
A cerimónia de lançamento da obra contou com a presença da Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, para além de membros da direcção da educação da cidade de Maputo.