O chamado “Caso Samito” não constitui agenda “nem prioridade da III Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo” a realizar-se de 3 a 5 de Maio na Escola Central do partido, na cidade da Matola, segundo assegurou ao domingo Caifadine Manasse, secretário para a Comunicação e Imagem desta formação política.
O Comité Central do partido Frelimo reúne-se esta semana em sessão ordinária para, segundo Caifadine Manasse, cumprir com a agenda aprovada pela Comissão Política, mormente o debate do relatório deste órgão sobre as actividades partidárias, do Comité de Verificação, estratégia eleitoral para as eleições gerais de Outubro, directiva sobre a eleição de deputados do Parlamento e membros das assembleias provinciais, apreciação da legislação eleitoral 2019, entre outras matérias que se acharem pertinentes.
A sessão acontece numa altura em que há expectativas em torno do desfecho da relação entre o membro do Comité Central Samora Machel Júnior e a Frelimo.
Samora Machel Júnior é acusado de ter violado os estatutos do partido ao aceitar encabeçar a lista da AJUDEM para concorrer ao Conselho Autárquico da Cidade de Maputo em Outubro passado. A lista foi rejeitada por insuficiência de proponentes.