Início » FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL: Aulas práticas passam a ocupar 75% do tempo

FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL: Aulas práticas passam a ocupar 75% do tempo

Por Idnórcio Muchanga

Cerca de 75 por cento do período de formação nas escolas técnicas e centros de formação profissional passam a ser dedicados a aulas práticas e o remanescente à teoria. O objectivo desta reforma é do­tar os formandos de capaci­dade de saber fazer para me­lhor competirem no mercado do emprego.

 Numa ronda efectuada pelos institutos industriais e comerciais estabelecidos em Maputo, domingo constatou que grande parte das oficinas está equipada, embora faltem alguns instrumentos nos la­boratórios de Química.

No entanto, os directores destes estabelecimentos di­zem acreditar que o Governo está a criar parcerias para po­tenciar esta área.

Nos sectores onde os equi­pamentos estão completos, há produção escolar de di­versos materiais, sobretudo de serralharia, como portões, fogões, parafusos, andaimes, beliches. Alguns destes bens são encomendados por em­presas e outros destinam-se à colocação directa no merca­do ou em feiras e exposições. No caso do Instituto In­dustrial e Comercial da Ma­tola, o Governo, em parceria com a Coreia do Sul, através da empresa Koica, reabilitou e apetrechou com equipa­mentos modernos as oficinas para as aulas de mecânica­-auto, electricidade electró­nica e industrial.

Também foi instalada de raiz uma oficina de soldadura com toda a tecnologia ine­rente e em todas as garagens foi construído um comparti­mento de armazenamento e de ferramentas.

Texto de IDNÓRCIO MUCHANGA

idnórcio.muchanga@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de: