A Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) alocou três milhões de meticais e noventa mil dólares norte-americanos para a reabilitação da Escola Primária Completa Heróis Moçambicanos, cidade da Beira, e Escola Primária Completa Monte-Siluvo, distrito de Nhamatanda, recentemente afectadas pelo ciclone Idai.
Para a formalização da ajuda, segundo um comunicado de imprensa enviado ao domingo, a FFLC assinou semana finda, em Maputo, um memorando de entendimento com a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM).
No memorando, a CVM assumiu o compromisso de empregar o valor – resultante do fundo recolhido pela FFLC a nível nacional e internacional – exclusivamente para reabilitação das duas escolas que no conjunto albergam 2500 crianças em turmas da 1.ª a 7.ª classe.
Na ocasião, Alfredo Timóteo, secretário-geral da Cruz Vermelha de Moçambique, agradeceu o gesto e realçou que, “com esta iniciativa, milhares de crianças voltam à escola e com as condições necessárias para a aquisição de mais conhecimentos. Louvamos este gesto e acreditamos que muitos irão seguir este exemplo da fundação, pois, estas duas escolas são uma parte das várias que foram destruídas. Se todos contribuirmos, engrandecemos o nosso país e a nossa solidariedade interna fica mais significante”.