Início » O que é exactamente o 5G?

O que é exactamente o 5G?

Por Idnórcio Muchanga

Éa próxima geração de rede de internet móvel, que promete velocidade de download e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.Trata-se de utilizar melhor o espectro de rádio e permitir que mais dispositivos acedam a internet móvel ao mesmo tempo.

O que vai nos permitir fazer?

"O que quer que façamos agora com nossos smartphones, poderemos fazer mais rápido e melhor", diz Ian Fogg, da OpenSignal, empresa de análise de dados móveis.

"Pense em óculos para realidade aumentada, realidade virtual móvel, vídeos com qualidade muito superior, a internet das coisas tornando as cidades mais inteligentes."

"Mas o que érealmente empolgante são todos os serviços novos que serão criados e que não podemos prever", acrescenta.

Imagine uma profusão de drones contribuindo com missões de busca e salvamento, avaliação de incêndios e monitoramento de tráfego, todos se comunicando sem fio uns com os outros e com bases terrestres por meio de redes 5G.

Da mesma maneira, muita gente acredita que a nova tecnologia serácrucial para que veículos autónomos "conversem" entre si, leiam mapas e dados de tráfego em tempo real.

Quem joga games no celular deve notar menos atraso – ou latência – ao pressionar um comando e ver o efeito na tela. Os vídeos para dispositivos móveis prometem ser quase instantâneos e sem falhas.

As vídeo-chamadas, por sua vez, devem se tornar mais claras e menos irregulares, enquanto dispositivos para exercícios poderão ser usados para monitorar sua saúde em tempo real, notificando os médicos assim que houver qualquer emergência.

Como funciona?

Háuma série de novas tecnologias que podem ser aplicadas – mas os padrões ainda não foram definidos para todos os protocolos 5G. Faixas de frequência mais altas – de 3,5 GHz (gigahertz) a pelo menos 26 GHz – têm uma capacidade maior, mas como seus comprimentos de onda são menores, significa que seu alcance émais curto – ou seja, são bloqueados mais facilmente por objetos físicos.

Assim, éprovável que surjam módulos de antenas de telefonia menores, próximos ao chão, propagando as chamadas "ondas milímetricas" entre um número bem maior de transmissores e receptores. Isso vai permitir uma cobertura mais ampla.

Émuito diferente do 4G?

Sim, éuma nova tecnologia de rádio. Mas pode ser que vocênão note logo de cara a melhora da velocidade, jáque o 5G deve ser usado inicialmente pelas operadoras como uma forma de aumentar a capacidade das redes 4G LTE existentes, garantindo um serviço mais consistente aos clientes.

A velocidade que vocêvai receber dependeráde qual espectro de radiofrequência a operadora vai utilizar e de quanto investiráem novas antenas e transmissores.

Então, quão rápida a rede 5G pode ser?

Atualmente, as redes móveis 4G mais rápidas oferecem, em média, aproximadamente 45Mbps (megabit por segundo), mas a indústria ainda tem esperança de alcançar 1Gbps (gigabit por segundo = 1.000Mbps). A fabricante de chips Qualcomm acredita que o 5G pode atingir velocidade de navegação e download cerca de 10 a 20 vezes mais rápida.A Nova tecnologia promete ser de 10 a 20 vezes mais rápida que o 4G.Imagine poder baixar um filme de alta definição em apenas um minuto.

Isso serápossível para redes 5G construídas ao lado de redes 4G LTE existentes. Em contrapartida, as redes 5G independentes, que operam dentro de frequências muito altas (digamos, 30GHz), poderiam chegar facilmente a velocidades de navegação superiores a 1Gbps como padrão. Mas isso sódeve acontecer alguns anos depois da implantação.

Por que precisamos dela?

O mundo estáse tornando móvel e consumimos mais dados a cada ano, especialmente àmedida que aumenta a popularidade do streaming de vídeo e música. As faixas de frequência existentes estão ficando congestionadas, levando a falhas no serviço, especialmente quando muitas pessoas da mesma região tentam acedam serviços online ao mesmo tempo.

O 5G émuito mais eficiente em lidar simultaneamente com milhares de dispositivos – de celulares a sensores de equipamentos, câmarasde vídeo e iluminação urbana inteligente.

Quando seráo lançamento?

A maioria dos países não deve lançar a tecnologia 5G antes de 2020, mas a Coreia do Sul pretende sair na frente e oferecer o serviço a partir desteano  – suas três maiores operadoras concordaram em começar ao mesmo tempo. A China também estácorrendo para estrear a tecnologianeste 2019.

in Internet

Você pode também gostar de: