A chegada do bebé modifica toda a rotina da casa. Todos os esforços e atenção dos pais concentram-se nos cuidados com a criança. Em lares onde existem animais de estimação, como o cão, o começo pode ser muito difícil para este compreender as mudanças no lar. Sendo assim, é preciso educar o animal correctamente, para que ele aceite melhor essa situação e passe a gostar do novo membro da família.
Alguns cães ficam desconfiados ou estranham o choro da criança ou os movimentos. Então, evite contacto directo do focinho do cão com o bebé. O melhor é que a aproximação seja gradual, de acordo com a aceitação e tranquilidade do animal.
Outro factor relevante é o aumento do número de visitas. Com toda essa movimentação fora do comum, o cão pode ficar estressado, associando a chegada de pessoas e mesmo a presença da própria criança com a perda de espaço, carinho e atenção. Portanto, toda vez que ele tiver uma aproximação amigável com o bebé ou com as visitas, ele deve ser recompensado com um petisco ou um carinho.
Entretanto, saiba que a convivência entre cães e crianças é muito benéfica para ambos, e pode e deve ser incentivada. Porém, mesmo se tratando de um animal extremamente dócil e carinhoso, deve ser feito sempre sob supervisão para evitar acidentes.
Fonte: Caroline Serratto