Nome: Nádia Cossa
Idade: 22 anos
Naturalidade: Moçambicana
Ocupação: Vendedeira de refrigerantes
Conquistas: Nádia Cossa, mãe de uma filha de 2 anos, mora em casa própria, em Tenga, no distrito de Moamba, província de Maputo, há um ano.
Interrompeu os estudos na sétima classe devido a condições financeiras da sua mãe e avô, já que nem sequer fala de pai porque“nem cheguei a conhecê-lo”, afirmou, entristecida, ao domingo a muthiyana da semana.
Com apenas 12 anos, logo depois da morte do avô, viu a necessidade de começar a trabalhar para sustentar a sua mãe e pagar a renda da casa onde viviam na altura. Já trabalhou comodoméstica. “O meu horário de saída não me favorecia, por isso comecei um negócio com o salário que ganhava”.
Apesar de a filha não morar com ela, desdobra-se para mandar, sempre, alimentos necessários para o seu bem-estar. “Não morar com ela nunca esteve nos planos, mas acabou sendo melhor. Viver em Tenga não é fácil, muito menos com criança e ainda tendo de me levantar cedo para a cidade de Maputo”, sublinha.
Sonhos: São muitos, alguns estão na lista por executar. “Já quis regressar à escola, mas não consegui devido à distância que tinha de percorrer”. Entretanto, a nossa muthiyana de fibra quer ser “uma empresária de renome”, ressaltou com regozijo.